Como criar campanha em vídeo para o Youtube

Como criar uma campanha em vídeo para o Youtube

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo quando pensa em criar campanha em vídeo para o Youtube é:

Vale a pena investir no Youtube?

E a resposta é SIM, primeiro você deve entender o tamanho da oportunidade que é o Youtube, atualmente aproximadamente 17% do trafego de toda internet está no Youtube, ou seja, são milhões de acessos todos os dias, de diferentes usuários com diferentes interesses.

Outro fator importante é a taxa de conversão, que atualmente é de algo próximo a 14%, algo como 40% a mais que a do Facebook por exemplo.

Ou seja, uma grande ferramenta para impactar usuários por meio de vídeos e engajar o mesmo, agora vamos descobrir como podemos anunciar com vídeos.

Passos para criar campanha em vídeo para o Youtube

Primeiro passo para anunciar no Youtube

Seu primeiro passo deve ser ter um canal no Youtube, e de acordo com o segmento da sua marca ou produto, criar o canal é um processo importante, pois nesse momento você vai dar o nome do canal, com um bom título e incluir as palavras chave do canal.

Preencha todo o cadastro, incluindo texto sobre a empresa, marca ou canal.

Segundo passo

Fazer upload do vídeo ou vídeos que deseja divulgar.

criar campanha em video para o youtube

Terceiro Passo

Vincular sua conta Adwords com o seu canal

Isso é muito importante. Suas contas vão estar separadas, porém linkadas para realizar as campanhas, para isso vá nas configurações avançadas do canal e encontre a aba chamada “Link um Adwords a uma conta de vídeo”, que terá um link chamado “link uma conta Adwords”, basta clicar nesse link.

Após isso você receberá um e-mail de confirmação.
para mais informações sobre esse processo o Google disponibiliza este link

Quarto passo

Defina suas estratégias de lances e ofertas

A primeira coisa que se deve fazer é pensar em uma campanha de CPV (custo por visualização) que você só vai pagar quando um usuário visualizar seu vídeo, algo parecido com o CPC da rede de pesquisa.

Esse método é muito eficiente para otimizar sua campanha e evitar de perder dinheiro.

Quanto ao valor do seu CPV, cabe a mesma analise como em qualquer outro meio de publicidade online, você deve se certificar que o lance é o suficiente para gerar impressões no seu público alvo.

Quinto passo

Público Alvo

No Youtube você pode escolher várias opções para segmentar seu anúncio, um exemplo é o temas, que seriam algo como “Beleza e cuidados” ou “fitness”

Outra opção é por interesses do usuário, assim você pode selecionar pessoas que tem interesse em notícias, ou esportes ou algum segmento específico, também é possível marcar muiti interesses, para deixar o público ainda mais restrito, por exemplo, interesse em esportes e também em corrida.

Temos a opção de veicular por vídeo, caso você encontre algum vídeo no Youtube que seja perfeito para sua campanha, você pode incluir a URL do vídeo como segmentação e tentar imprimir seus vídeo/anúncio nesse conteúdo.

Por fim, o método mais conhecido por usuários de Adwords, por palavras chave que possam ser relevantes para seu público alvo.

Sexto passo

Definir o vídeo que será anunciado e o destino do usuário.

Após tudo estar pronto, basta você confirmar se seu vídeo está passando a mensagem que você deseja, e também se o comprimento do vídeo está dentro do limite do exigido.

O link de destino pode ser um vídeo explicativo em seu canal ou na página inicial, dependendo da estratégia da campanha.

Agora você já possui uma ideia base para criar campanha em vídeo para o Youtube, lembrando sempre que o Google disponibiliza conteúdos mais aprofundados para otimizar ainda mais a sua campanha, lembramos também que esse guia foi pensado para divulgação de vídeos, o Youtube disponibiliza outros formatos de anúncios, que vamos tratar em outros posts.

Menu