Quais são as métricas das redes sociais

Métricas de Redes Sociais – Quais Você Deveria Acompanhar

Métricas de Redes Sociais- Quais você deveria acompanhar

Uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing é a avaliação dessa estratégia; o único modo de aperfeiçoar suas ações de marketing é avaliar seu impacto, e utilizar esses dados pra decidir onde investir. Isso é verdade pra qualquer estratégia, mas é especialmente válido quando se trata de métricas de redes sociais.

Uma das grandes vantagens das redes sociais como método de marketing é que é muito mais fácil de avaliar o impacto das suas ações. Para isso, você utiliza ferramentas de métricas de redes sociais; quer dizer, ferramentas que te permitem acompanhar números importantes de desempenho. A dificuldade não é a disponibilidade de informações; mas sim o volume dessas informações. Como saber quais métricas acompanhar? Como passar um pente fino nesses números todos?

Antes de tudo, primeiro é preciso definir quais redes sociais vamos acompanhar. Como são muitas as possibilidades, vamos nos focar aqui em duas das mais proeminentes: Facebook e Instagram.

Facebook

A ferramenta de métricas do Facebook é chamada Facebook Insights. Seu download pode ser feito através da sua página do Facebook, na aba “Informações”. Ela disponibiliza métricas diversas incluindo uma “Visão Geral” que mostra várias dessas ao mesmo tempo. O foco dentre todas essas métricas costuma ser nas seguintes quatro:

  1. Curtidas
  2. Alcance
  3. Publicações
  4. Pessoas

Um aviso antes de examinarmos cada métrica com mais cuidado: essas métricas não cobrem o Facebook Ads, uma vez que o Facebook Ads tem suas próprias métricas!

Curtidas

Essa é a chamada “métrica de vaidade”; pode gerar um sentimento de sucesso, mas por si só não quer dizer muita coisa. Isso não significa que não seja importante! As curtidas do Facebook tem algumas indicações interessantes de se prestar atenção:

  • Onde as curtidas mais aparecerem? Isso é uma indicação de qual estratégia está funcionando melhor pra sua página. Essa ferramenta ainda diferencia entre mídias pagas e ações orgânicas, sendo um bom indicador se o dinheiro investido está valendo a pena.
  • Ocorreram “descurtidas”? Agora esse pode ser um sinal de perigo. Se o número de descurtidas na sua página começar a subir, pode ser um aviso de que alguma coisa saiu do lugar. Ou pode ser simplesmente uma indicação de quais conteúdos na sua página desagradaram seus seguidores.

Alcance

Alcance significa o número de pessoas que visualizaram seu post. De novo, essa ferramenta permite diferenciar conteúdo orgânico de conteúdo pago!

Mas o mais interessante aqui é ficar de olho nas métricas negativas: “ocultar”, “denunciar como spam” e, novamente, “descurtidas”. Assim você pode visualizar facilmente quais conteúdos não deram certo com os seguidores.

Publicações

Essa ferramenta se foca no desempenho das suas publicações da última semana, levando em consideração os dias e horários. Quer dizer, você consegue visualizar quando suas publicações tiveram mais sucesso — uma informação crítica pra criar uma agenda de postagem constante e eficiente.

Você ainda pode separar essas informações entre postagens pagas e não pagas, e reações de fãs e não-fãs. Ou você pode avaliar suas publicações por tipo, e descobrir se seus seguidores reagiram melhor a vídeos, fotos, textos, etc.!

Pessoas

Aqui ficam as informações dos seus seguidores; detalhes demográficos como a idade e o gênero, disponíveis em seus perfis de usuário. Essa métrica é essencial para entender com quem você está conversando e quem, de fato, está alcançando. Inclusive, é possível diferenciar entre os fãs, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas.

Instagram

Comparado ao Facebook, a ferramenta de análise do Instagram, o Instagram Analytics, ainda é bem básica.  Mas nem por isso deixa de ter métricas importantes! Essas métricas são divididas entre sua página principal do Instagram, e as Stories.

Página Principal do Instagram

Seguidores: o número de usuários que seguem o seu perfil. Você ainda pode recolher dados demográficos, como idade, gênero, localização, e o número de seguidores obtidos por hora e dia.

Impressões: o número total de vezes que suas publicações forem visualizadas. Atenção! Cada visualização conta como uma impressão; a ferramenta ano diferencia entre a mesma pessoa visualizando diversas vezes, e várias pessoas visualizando pela primeira vez. Para isso você vai utilizar o:

Alcance: o número de pessoas únicas que visualizaram suas publicações.

Engajamento: o número de curtidas e comentários recebidos.

Interações: o total de ações ocorridas no seu perfil, incluindo visitas, cliques no perfil, e cliques nos links incluídos no perfil (talvez o e-mail ou telefone de contato da sua empresa!)

Stories do Instagram

Interações: o número de pessoas que clicaram na sua história.

Descoberta: o número total de perfis que você alcançou com a sua história.

Toques para voltar/avançar: o número de pessoas que clicou para voltar e visualizar uma foto/vídeo, ou que clicou para seguir em frente e visualizar a próxima foto/vídeo.

Saídas: o número de vezes que alguém saiu da sua história no meio desta.

Respostas: o número de respostas recebidas por uma foto ou vídeo.

Dá pra ver que apenas duas das muitas redes sociais disponíveis já tem um grande número de ferramentas de métricas. Isso sem contar redes como Twitter, LinkedIn, YouTube, e outras!

Hoje em dia, todas as redes sociais possuem um analytics. E, embora os nomes mudem de uma rede pra outra, em geral, as métricas que estão sendo analisadas são as mesmas. O segredo é saber extrair os números relevantes.

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