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Por Que Manter o Blog de sua Empresa Sempre Atualizado

Por que manter o Blog de sua Empresa sempre Atualizado

Muito se diz da importância das mídias sociais para empresas. Elas são uma forma excelente de contato com o público, de disseminação da marca, e de pesquisa de mercado. Sua ascensão tirou um pouco do espaço dos blogs para empresas; mas com certeza não o substituiu. Ter um blog para sua empresa ainda tem vantagens significativas. Algumas delas são similares as vantagens das mídias sociais, como uma maior visibilidade e engajamento com o público. Outras são um pouco mais específicas; um blog empresarial pode ser uma ferramenta excelente pra se posicionar sobre expert em algum assunto, coisa que talvez não tenha muito espaço nas mídias sociais.

Um aspecto importante de manter um blog de sucesso, que aparece também em mídia social e e-mail marketing, é a frequência da produção de conteúdo. Quer dizer, com que frequência seu blog é atualizado?

Essa frequência é essencial para o sucesso do blog por quatro motivos:

1. Criar Relacionamentos

Vamos supor que um cliente em potencial visite seu site em Janeiro de 2019, e lá no topo do blog, a última postagem está marcada “Outubro 2018”. Dali a três semanas, ele visita novamente seu site e… “Outubro 2018”. Já podemos imaginar que ele não vai mais visitar.

Conteúdo atualizado, e atualizado de forma consistente, gera confiança do público. Ele sabe que pode retornar a essa página e vai encontrar conteúdo novo; por isso essa página é digna de guardar na memória, ou na aba dos Favoritos. A atividade consistente passa a imagem de um negócio ativo e engajado, e ainda gera mais oportunidades para novos clientes chegaram até o seu blog.

2. Visibilidade

De acordo com uma pesquisa do Hubspot, existe uma correlação forte entre a frequência da postagem de um blog e a quantidade de tráfego gerada. Na verdade —e esse número já está se tornando bastante comentado— negócios que postam diariamente geram cinco vezes mais tráfego do que aqueles que postam semanal ou mensalmente.

Essa visibilidade é fácil de entender; postagens frequentes ajudam a impulsionar a relevância do seu blog em sites de busca.

3. Mídias Sociais

Não dissemos lá em cima que as mídias sociais não substituíram o blog empresarial? Na verdade, eles funcionam ainda melhor lado-a-lado. Seus seguidores nas redes sociais vão se interessar pelo conteúdo do seu blog; e aqueles já engajados com o conteúdo terão mais razão ainda para te seguir nas redes sociais e acompanhar suas atualizações.

4. Diferencial

Hoje em dia é absolutamente obrigatório para seu negócio ter um website. Então não só você como com certeza todos os seus competidores vão ter um website. Um blog é um investimento a mais; um diferencial. Ele pode te singularizar nos olhos dos seus clientes. Você não é apenas mais uma empresa anônima, e sim uma empresa em específico, que expõe suas ideias, suas opiniões, e seus projetos através do blog.

E quando falamos da importância de manter um blog atualizado, não estamos só falando de conteúdo novo!

Conteúdo deve se manter atualizado porque a vida continua se atualizando. Mesmo o post mais bem escrito e pesquisado pode se tornar obsoleto. Novas tecnologias são inventadas; contextos mudam; ou talvez sua empresa tenha sofrido uma transição, e seus valores tenham se modificado. Tudo gera o mesmo resultado; seus posts antigos não são mais relevantes.

Então o que você faz? Cria um conteúdo totalmente novo? Essa é uma possibilidade; outra possibilidade é usar o conteúdo antigo como base, e apenas realiza as atualizações necessárias. Quer dizer, você deixa o conteúdo onde está, mas acrescenta novos links, imagens, corrige informações desatualizadas, etc. Os benefícios dessa prática são:

Reforçar a autoridade; ao atualizar conteúdo antigo, você demonstra que também está atualizado, e que é capaz de detectar conteúdo fora de data. Isso reforça sua autoridade no assunto; sua imagem de expert.

Melhorar conversões; posts que não tiveram muito sucesso, com baixas conversões, podem ser atualizados. Você pode introduzir novos links ou imagens e aproveitar o conteúdo de qualidade.

Aumentar tráfego orgânico: do mesmo modo, você também pode otimizar posts que tem tido performance pobre nos mecanismos de busca. Essa é uma nova chance de apresentá-lo a sua base.

Melhorar o conteúdo do post; essa vantagem é evidente. Escrever é reescrever; com certeza ao retornar a posts mais antigos, você vai ter mais experiência e conhecimento a acrescentar.

Escalar a produção de conteúdo; alguns assuntos precisam de atualizações constante sempre. São aqueles tópicos que mudam todo dia, ou que se desenvolvem a passos largos. Se você já sabe que um assunto vai ter que ser revisitado em algum momento do ano, você já pode se planejar para atualizar um conteúdo que está sendo criado agora.

Desse modo, manter o seu blog atualizado tem um grande número de vantagens. Tanto para conteúdo novo quanto para conteúdo antigo. E, tendo dito isso, dois avisos são sempre pertinentes:

Quantidade não substitui qualidade. Todas as vantagens citadas valem pra conteúdo de qualidade, que acrescenta valor. Frequência de postagem não é nem um pouco interessante se o conteúdo postado não for.

É possível pecar por excesso. Em algum momento, postagens frequentes demais vão enjoar os seus leitores. Ninguém tem tempo de absorver conteúdo constantemente. A sua frequência ideal de postagem vai precisar de um pouco de teste e reteste.

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