Diferença Post Patrocinado & Anúncio

Qual a diferença de Post Patrocinado e Anúncio?

Qual a diferença de Post Patrocinado e Anúncio?

Uma das estratégias comumente usadas em marketing digital são posts patrocinados. Quando alguém primeiro se depara com o conceito, a primeira pergunta costuma ser “Mas isso não é a mesma coisa que um anúncio?” Não exatamente! Existem semelhanças, mas também diferenças importantes.

O Que é Post Patrocinado?

Na verdade, o termo pode ser usado pra se referir a dois tipos de posts.

O primeiro tem a ver com a origem do post. Quer dizer, se refere a um post —um vídeo, um texto, qualquer tipo de conteúdo— cuja criação foi paga. Você pode ter contratado um profissional especializado pra criar esse post. Ou talvez este tenha sido postado na plataforma de um digital influencer, que fechou um acordo de patrocínio pela criação do conteúdo. É muito comum, por exemplo, que um influencer partilhe suas opiniões sobre produtos presentados por uma marca.

Mas, em geral, quando se fala de post patrocinado, o que está sendo referido é um recurso famoso do Facebook. Tanto Posts Patrocinados (ou Promovidos) quanto o Facebook Ads são ferramentas de marketing da plataforma. 

Ambas são pagas, é claro. Ambas tem como objetivo estimular a interação entre seu negócio e seu público.

Posts Patrocinados funcionam a partir de um post comum. Um vídeo, imagem, ou texto (afinal, uma das vantagens do Facebook é a possibilidade de postar várias mídias). Por conta próprio, esse post só vai alcançar uma parte das pessoas que curtem a página. Mas quando você promove, ou “impulsiona” esse post, ele aparece no feed de notícias de todos que curtiram sua página.

As vantagens desse recurso são sua flexibilidade e alcance. Flexibilidade porque você pode escolher o número de pessoas que serão impactadas, e ajustar seu orçamento de acordo. O custo fica entre R$10 e R$40. E alcance porque, além de chegar naqueles que já curtiram sua página, os posts também são vistos pelos amigos destas pessoas. Como é provável que amigos de seus seguidores tenham perfis parecidos com o do seu seguidor, você ainda garanta que está falando com o público alvo certo.

Os posts impulsionados vem sinalizados como “Patrocinado”, mas de resto tem a mesma aparência de um post normal. Isso os torna menos invasivos, com menor interrupção da experiência do usuário. 

 O Que são Facebook Ads?

Já os Facebook Ads não aparecem no feed dos usuários, com a mesma aparência de um post comum. Eles são compostos sempre por um título, uma chamada (quer dizer, um pequeno texto) e uma imagem. E sempre importante, um CTA. Ao invés do feed, são colocados na lateral direita da página.

E quanto ao custo, é possível optar por duas modalidades. O CPC (custo por clique), onde você paga por cada clicada no link, ou CPM (custo por mil) onde você paga a cada mil visualizações do anúncio.

Similar aos Posts Patrocinados, é possível ver quais dos seus amigos curtiram uma empresa ou anúncio, o que ajuda a alcançar os amigos dos seus seguidores.

Como Fazer Posts Patrocinados?

A mecânica é bem simples. Primeiro, é claro, você precisa ter uma página da empresa no Facebook, e o posto que deseja patrocinar. Não escolha qualquer um ao acaso! É melhor escolher um conteúdo que tenha chance de viralizar, ou que seja focado em um CTA. E outra coisas; posts compridos são mais caros.

Uma vez escolhido o posto, é só clicar no botão azul no canto inferior direito do posto “Impulsionar Publicação”.

O Facebook inclusive oferece sugestões de quais posts impulsionar! Se um conteúdo em particular teve mais sucesso do que os outros, aparece uma notificação no topo da sua página:

“…é uma das suas publicações com mais envolvimentos. Impulsione-a para obter mais reações, comentários e compartilhamentos.”

E o botão azul já anexado. Como é impossível prever com certeza quais posts terão mais sucesso —mídias sociais são imprevisíveis desse jeito— fique de olho nessa dica.

Agora é o momento de personalizar sua propulsão. Clicando em “Audiência”, você pode selecionar o seu público-alvo dentre gênero, idade, localização, interesses… esse é um momento que vale a pena ter uma persona bem definida. Também é importante ter os objetivos bem definidos.

Por exemplo, se a ideia é ajudar sua página a crescer, por que você se focaria nas pessoas que já curtiram? Pode, em vez disso, procurar aquelas que têm interesse no seu ramo. O Facebook permite selecionar o público nos menores detalhes; vale a pena aproveitar esse recurso.

A seguir, você escolhe qual vai ser seu investimento, que pode ser um dos pré-definidos, ou o seu próprio, personalizado. Mesmo R$2 podem fazer grande diferença; mas isso vai muito do tamanho do seu público-alvo. Você quer atingir os moradores de um bairro pequeno? Ou toda a cidade de São Paulo? Ou seu público é internacional? Nesse caso, é necessário um investimento maior.

E está pronto! Seu primeiro post patrocinado está no ar! Mas não se esqueça do último passo: sempre, sempre acompanhe o rendimento de suas ações de marketing. No caso de um post patrocinado, a dica é acompanhar a taxa de cliques.

Menu